Vencer com Inteligência e Compaixão: A Arte do Descanso e do Perdão

Não lute mais
Descanse
Não dê força para seus inimigos
Vença-os com o perdão
Não cultive a impaciência
Vença-a com a segurança
Não delapide a paz dos outros
Coopere com o silêncio
Não se afaste do seu coração
Una-se a si mesmo
Não dê trelas aos problemas
Vença-os com a luz interior
Não coopere com as críticas
Supere-as com seu desprezo
Não se deixe vitimar
Assuma sua liberdade de escolha
O bem é saber
que o único meio de vencer
É usar a inteligência
com compaixão
Por isso não lute mais
Descanse

(Luiz Gasparetto)

MENSAGENS RELACIONADAS

Amiga Invejada: Um Tesouro de Beleza e Inteligência

Querida amiga, você é um verdadeiro tesouro! Sua beleza e inteligência são inegáveis, e sua vitalidade irradia, tocando o coração daqueles que têm a sorte de cruzar seu caminho. Mas, veja bem, é justamente esse seu brilho que desperta a inveja alheia.

No ambiente profissional, não é raro perceber olhares receosos diante do seu potencial. Algumas colegas temem que você conquiste os espaços que elas almejam. Mas não se deixe abater! Lembre-se sempre: é a luz mais intensa que atrai os olhares invejosos. E você, sem dúvida, possui essa luz. Sinto orgulho de você!

Aprendizado Além dos Muros Acadêmicos

Até hoje, estamos atrelados a uma concepção bastante limitada do que realmente significa aprender. Concentramo-nos nas carreiras tradicionais e nos restringimos a crer que as pessoas mais inteligentes são aquelas que obtiveram um diploma universitário.

A nossa visão sobre inteligência não deve ser categorizada, e muito menos limitada. Cada um de nós possui habilidades distintas e uma propensão para assimilar com mais facilidade determinadas atividades. O que realmente nos diferencia em termos de inteligência é, em grande parte, o desejo de aprender coisas novas, mais do que a velocidade com que absorvemos o conhecimento.

Todas as pessoas têm a capacidade de realizar quase tudo, mas cada uma assimila as informações de um jeito único, que nem sempre é valorizado ou mesmo percebido. A obrigatoriedade de certos métodos pedagógicos muitas vezes prejudica o aprendizado de algumas pessoas e isso impacta diretamente em suas trajetórias profissionais.

É essencial nos libertarmos desse pensamento restritivo de que somente o ensino superior é capaz de fornecer aprendizado. Saber como preparar um pão macio todos os dias ou construir uma cadeira perfeitamente balanceada envolve um processo de aprendizagem tão significativo quanto qualquer outro.

A Complexidade e a Beleza do Perdão

Por que é tão árduo perdoar? Aceitar alguém que falhou seriamente, quando a primeira emoção que nos invade é a ira? Esse é o cerne da questão que faz o perdão ser encarado com tamanha dificuldade. Ao nos depararmos com a falsidade, a traição ou um erro, nossa reação imediata não é perdoar, mas sim sentir raiva, revolta e, sobretudo, mágoa.

É justamente por ser tão intrincado e paradoxal que o perdão se mostra como um sentimento nobre, reservado àqueles de coração generoso. Para perdoar, é necessário converter toda a negatividade em compreensão, paciência e magnanimidade.

Apesar dos obstáculos, é inegável que quem perdoa colhe os frutos mais positivos, pois alcança uma mente serena, cercada de vibrações positivas e, mais do que isso, uma consciência pacífica.

Quando a pessoa que anseia pelo perdão o recebe com sinceridade, também se beneficia, ganhando uma alma mais sossegada para prosseguir em seu trajeto, além de uma chance renovada para jamais reincidir na mesma falta.

Respire

É completamente impossível viver sem consumir e sem ter arte na vida. De uma série, a um livro, uma revista, uma música, um show... Resumindo, quase todas as formas de entretenimento, hobbies e descontração que uma pessoa pode ter na vida passam pelas mãos de um ou mais artistas. Respirar é consumir arte, e o fato de você se propor a ser uma pessoa que PRODUZ arte é incrível! Todo o sucesso do mundo para você!

A Arte de Corrigir Erros e Moldar um Futuro Melhor

Errar é uma característica inata ao ser humano, tão fundamental que, para algumas pessoas, pode até ser considerado um costume. No entanto, apesar de o erro ser parte da existência de qualquer um, como ele impactará a vida de alguém depende inteiramente da disposição em corrigi-lo.

Nenhum equívoco é irreparável, por mais sério que seja, e a sinceridade ao expressar arrependimento é o primeiro passo para reconquistar respeito e, com o tempo, receber o perdão. Não se pode alterar o passado, mas reconhecer que determinada atitude foi imprópria e se comprometer a não repeti-la é, sem dúvida, o melhor caminho para um futuro promissor.

Com o erro assumido e a demonstração de um arrependimento genuíno, a partir de então, a anterior falta de credibilidade deve ser substituída o quanto antes por uma honestidade inquestionável. Não vale a pena solicitar perdão se a intenção é persistir no erro. É essencial acreditar com todas as forças que o deslize pode ser corrigido e, para isso, o comportamento deve ser mudado.